domingo, 21 de março de 2010

High Intensity Training (HIT)


O HIT é uma filosofia de treino baseada em treinos breves, intensos e infrequentes. Isso quer dizer que você treina menos, porém treina mais intenso.
Arthur Jones, pai da filosofia de alta intensidade, dizia que não há motivos para fazer de 12 a 20 séries para cada músculo. Apenas 1 série, por exercício, levada até a falha é o necessário para ativar o processo de supercompensação (Anabolismo, ganho de músculo), por exemplo: Aquecimento, descanso, 1 série de supino inclinado até a falha. Pronto, isso é o necessário para que o corpo entre em estado anabólico, mais do que isso só atrapalhará. Jones jogava com as palavras para explicar seu raciocínio, vou explicar o raciocínio dele. Um circuito elétrico de uma lâmpada é ativado quando você liga o interruptor, apenas ligar o interruptor vai fazer com que o circuito seja ativado e que a luz se acenda. Com o corpo é a mesma coisa, você só precisa do mínimo necessário para ativar o processo de supercompensação, simples não?
Dorian Yates uma vez disse "Basta apenas uma martelada para pregar um prego, mais do que isso só vai judiar a madeira".

Algumas pessoas vão dizer "Então porque os fisiculturistas como o próprio Arnold Schwarzenegger são/eram grandes mesmo fazendo todo aquele volume de treino?"
Quando falamos de atletas de alto nível, estamos falando de drogas e genética absurda. Levando esses 2 fatores em conta, atletas de ponta como Cutler e Schwarzenegger, toleravam facilmente treinos de alto volume sem entrar em overtraining. Porém, quando falamos de pessoas normais, principalmente de hardgainers (ectomorfos), vemos que esse volume absurdo só trará prejuízo.
Outras pessoas perguntarão também "Então se esse HIT é tão bom, porque a gente vê tão poucos atletas que se utilizam dessa filosofia?".
Porque poucos a conhecem, e a maioria dos que conhece não treina pois não aguenta. Quer provas? Procurem na internet sobre Arnold e Franco Columbu quando foram treinar na sede da Nautilus com Arthur Jones, eles simplismente pediram pra sair, pois disseram que o treino do Arthur Jones era demasiado intenso pra eles. O próprio Arnold disse que nunca viu ninguém treinar como o Casey Viator treinava, chegava a ser animal.

Minha experiência com o HIT foi positiva, por isso eu utilizo essa filosofia em meus treinos. E se você for treinar HIT, faça tudo conforme o figurino. Pois se você não levar o HIT a sério, não haverá resultados. Mais uma coisa, o treino de alta intensidade não é pra qualquer um, É O TREINO MAIS FDP DE TODOS. Você vai sentir dores que jamais sentiu antes.
Então, antes de mais nada, prepare seu psicológico antes de tentar treinar com tal intensidade. Treine sua mente antes de seu corpo ;)

Fotos de HITers:


Mike Mentzer, sem dúvida um dos físicos mais impressionantes da história. Único a ganhar o Mr. Universo com score perfeito. Criador do Heavy Duty.


Ray Mentzer, irmão do Mike Mentzer. Um dos fisiculturistas mais fortes que existiu. Ao lado de Sérgio Oliva, o único com braço medido por Arthur Jones com mais de 50 cm.


Casey Viator, garoto propaganda do HIT (outro dia postarei mais sobre isso).


Dorian Yates, 6x Mr. Olympia. Primeiro freak do fisiculturismo. Começou seu treinamento de alta intensidade com Mike Mentzer e depois desenvolveu seu próprio treino HIT, o Blood & Guts.


Mark Dugdale, atual IFBB Pro.

by Breno Jones a.k.a bjagrelli

Um comentário:

  1. Achei massa o blog de vocês, também sou viciado em academia, treinos, dietas etc! kkkkk
    depois a gente troca idéias, agora tou muito interessado nesse H.I.T! um abraço aí!

    ResponderExcluir